14 de junho de 2021

Atividades pedagógicas - Pré Escola II

 Período: 14/06 a 18/06   

 Essa semana vamos continuar falando de festas juninas e conhecer outra artista que retratou essas festas em suas obras: Anita Mafaltti .

Segunda-feira – 14/06

Observe o quadro de Anita Mafaltti mostrando a música nas festas juninas. Embalados nessa ideia, vamos escutar, cantar e dançar com a música do vídeo “Olha pro céu meu amor”. Depois,  escreva numa folha a palavra LUA, desenhe uma lua bem linda e monte 4 estrelas com triângulos. Observe o exemplo de como fazer as estrelas.

Link: https://youtu.be/BG5tPBqkMVs

       


Preste atenção no vídeo abaixo: “Noite de São João – Galinha Pintadinha”. Agora desenhe e escreva coisas que você mais gosta de ver e comer em uma  festa junina.

Link: https://youtu.be/qyjt8MwTog4

Terça-feira- 15/06   

Observe as telas de Anita Mafaltti .

      


Nas duas telas, podemos observar balões em festas juninas. É muito lindo vê-los, mas... é muito perigoso se forem soltos no ar. Por isso, vamos escrever a palavra BALÃO numa folha e fazer um lindo desenho de uma festa junina com muitos balões pendurados junto às bandeirinhas. Faça bem colorido!

                                                                                                                                              Vamos escutar e dançar a música: “O balão vai subindo”. E depois, com ajuda de alguém,  recorte 10 pequenos triângulos, montando com eles 5 balões e escrevendo abaixo os numerais de 1 a 5.

 Link: https://youtu.be/CwxEy7KqWgs


Quarta-feira – 16/06

Após observar o quadro de Anita Malfatti, vamos escutar e cantar  com bastante atenção, a música no link abaixo  que conta a história de um balão. Converse com seus parentes sobre o que foi falado na cantiga e faça a dobradura do personagem da história. Em seguida, cole numa folha com seu nome e complete a cena representando a cantiga.

 Link: https://youtu.be/fPt-PVYV1Mw


  

Escute a história “O balãozinho que não queria subir”. Nela, o balãozinho já sabia que o seu lugar  em festa junina, seria amarrado em um cordão, não é mesmo? Agora vamos pensar em coisas que não podem faltar nas festas juninas e fazer uma lista usando a escrita espontânea e desenhos.

Link: https://youtu.be/nLOwFIUF2Ng


Quinta-feira – 17/06

Numa boa festa junina, não pode faltar muita comida típica. Você sabia, que a maioria das comidas de festa junina vieram de tradições e cultura do campo?  Você conhece alguma? Pesquise e escreva.


A pipoca também é uma dessas comidas. Vamos brincar de bingo dos números com milho de pipoca?

Preparem cartelas com 6 números em cada e em um saco,  coloque papéis com números de 1 a 20. Em cada rodada um número é sorteado e quem tiver na sua cartela, marca com um milho de pipoca. Quem completar a cartela toda primeiro, grita: BINGO!

No final da brincadeira, podemos fazer uma deliciosa pipoca com o milho.


Sexta-feira – 18/06

Na festa junina também não pode  faltar música.  



As músicas de Luiz Gonzaga sempre divertem as pessoas nas festas juninas. Cante dance e se divirta. Depois, vamos fazer um sanfoneiro bem divertido. Escreva no alto da folha seu nome e o nome da música: "Sanfoninha choradeira"

Link: https://youtu.be/Es-TI0wf-Xs


Sanfoninha é grande ou pequena? Faça três sanfonas de tamanhos diferentes ( pequena, grande e média) e pinte-as de vermelho.    


EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividade: Entrei na roda

Brincadeira de roda com a música. Divirta-se!


Link: 
https://www.youtube.com/watch?v=BX9Qvw31HHI&list=PLPdaje007PVir69Z2H-crBbubXtf1ATVS&index=9


Atividade: Derrubando as garrafas

Material: garrafa pet, fitas ou papel pintado e bola de meia

Colocar duas garrafas distantes e cada participante fica atrás de uma garrafa. Um participante deve derrubar a garrafa do outro com a bola de meia. Cada participante deverá ficar sempre atrás da garrafa para não atrapalhar o outro participante. Divirta-se.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=aD7YgdTva_4


LITERATURA NA INFÂNCIA

Essa semana vamos falar sobre o tempo!

 

Atividade:

Contação de história em vídeo do livro: O Tempo - por Ivo Minkovicius

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=NtEWAcbmfhU


Atividade:

Assistir ao vídeo da história e usar um relógio durante o dia. Durante este período, com ajuda de um adulto, anote os dois primeiros  números por onde os ponteiros grande e pequeno  passarem  durante as seguintes atividades:

 

  • Almoço
  • Escovando os dentes
  • Tomando banho
  • Brincando
  • Lanche

 

Assim saberemos que HORAS realizamos cada atividade.

 

Mande um vídeo ou uma foto dessa atividade. Vamos adorar receber as devolutivas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário