21 de maio de 2011

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA...

Reunião de Pais (21/05/2011)

A importância do brincar para o desenvolvimento Infantil


Através da brincadeira que a criança começa a desenvolver a motricidade, a atenção, a sociabilidade, a imaginação e a criatividade.

Quando a criança está se fantasiando, arrumando a mesa e cuidando das bonecas, está aprendendo. Ela pode ser mãe ou pai algum dia. 

Quando está pintando até os cotovelos ou de pé diante do cavalete ou modelando argila, está expressando e criando. Ela pode ser um artista ou inventor algum dia.  

Quando ela está entretida com um quebra cabeça ou algum brinquedo, não é um tempo perdido com brincadeiras, está aprendendo a se concentrar e resolver problemas. ela pode estar em uma empresa algum dia.   

Quando a criança está aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar seu corpo, ela está aprendendo como o seu corpo funciona. No futuro pode ser um médico, um enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você pergunta para a criança: "O que você fez na escola hoje? Ela diz: "Eu brinquei". Está aprendendo a ter prazer e ser bem sucedida no trabalho. Está se preparando para o amanhã.

O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a  sua existência.

Não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar...

Um comentário:

  1. Gostei do 1º encontro entre pais e escola na reunião de hoje (21/05/2011). Foi bom ter mudado o foco da reunião, que seria especificamente para falar do Cartão Família Carioca, pois foram colocadas questões gerais que afligem os pais e que foram parcialmente esclarecidas, embora possam ser aprofundadas. Espero haverem outras reuniões nas quais possamos trocar impressões e informações, havendo sempre interação entre pais e escola.
    Um grande abraço a todos!

    Wagner Bellotti, pai do Alexandre do MI 41

    ResponderExcluir