3 de maio de 2021

Atividades pedagógicas - Pré Escola I

 Período: 03/05 a 07/05

 

03/03/2021 - segunda-feira

Atividades:

Você sabe o que é uma pirâmide alimentar? A pirâmide alimentar tem formato de triângulo e serve para nos mostrar os alimentos que devemos priorizar em nosso dia a dia e os que devemos evitar, comendo somente as vezes.

Observem a composição da pirâmide alimentar e conversem sobre o que cada um conseguiu observar. Tentem responder as perguntas (anotem as conclusões e compartilhem conosco):

Quais alimentos são essenciais para o nosso corpo funcionar bem?  

      Quais alimentos devemos preferir na hora escolher o que comer?

    Quais alimentos devemos comer com limite, ou seja, moderadamente?

      Quais alimentos devemos evitar ou comer só às vezes?

Agora é sua vez! Pegue encartes de supermercados, jornais e revistas e monte a pirâmide alimentar seguindo as orientações que você aprendeu. Na base ficam os alimentos essenciais, que devemos comer todos os dias, pois nos dão energia (batata, pão, arroz, feijão, etc.). Logo em cima os alimentos que devemos priorizar quando vamos nos alimentar, pois eles possuem vitaminas e minerais que ajudam o corpo a ficar saudável (verduras, legumes e frutas). Em cima, os alimentos que devemos comer com limite, moderação, em menor quantidade, mas ainda assim todos os dias, pois são ricos em proteínas e ajudam a formar órgãos e tecidos no nosso corpo (carne, frango, ovos, leite, queijo, etc.). Já no topo da pirâmide temos os alimentos que devem ser evitados, pois são ricos em gordura e açúcar e devem ser consumidos com menos frequência e em menor quantidade (balas, biscoitos, salgadinhos, chocolate, etc).


04/05/2021 - terça-feira

Atividades:

Ouça a música “Tá na hora do papa”, dos Bolofofos”, disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=kgA_WFHjRQA

 Lembra da pirâmide alimentar, que nos mostra quais alimentos são bons para nossa saúde e quais devemos evitar comer? Agora é sua vez de mostrar o que aprendeu: durante o dia de hoje, com a ajuda de um adulto, escolha quais alimentos farão parte do seu café da manhã, almoço e jantar. Pode caprichar nos alimentos saudáveis. Desafio: prove um alimento que você nunca comeu ou que já tenha provado, mas não gostou.

Não esqueça de fotografar cada refeição para compartilhar com os colegas da turma e a professora.


Agora, faça um lindo desenho ou pintura do(s) alimento(s) que você experimentou pela primeira vez ou que você já havia provado e deu uma nova chance. Se quiser, peça ajuda de um adulto para registrar suas impressões.

 

 05/05/2021 - quarta-feira


Atividades:

Utilizando uma tesoura sem ponta e sob supervisão de um adulto, vamos recortar de jornais e revistas várias letras. Não tem problema repetir. Quanto mais, melhor! Essas letrinhas serão usadas em outras atividades no futuro. Junte todas num potinho, para não perder ou estragar.


Agora que você já juntou bastante letra, peça a ajuda de alguém que já saiba ler e escrever, para escrever em uma folha o seu nome e o nome dos seus alimentos favoritos (ou o que mais você quiser escrever). Depois, utilizando as letras que você recortou, tente escrever os nomes que estão na folha. Fotografe e mande para a gente!


06/05/2021 - quinta-feira

Atividades:

Vamos fazer uma enquete perguntando para as pessoas que moram na sua casa a fruta preferida de cada uma. As respostas devem ser anotadas em uma folha, em forma de gráfico, assim como na imagem:



Peça ajuda de um responsável para escrever, ou se você preferir, pode representar a fruta através do seu desenho.

Agora, utilizando tampinhas de garrafa, palitos de fósforo, botões, caroços de feijão, pedrinhas, ou o que você tiver disponível, vamos quantificar a escolha das pessoas. Como no exemplo do gráfico acima: 5 pessoas preferem melancia (separe 5 tampinhas ou o objeto que você escolheu), 2 pessoas preferem uva (separe 2 tampinhas para representar a quantidade) e assim por diante. No fim, observe qual fruta tem mais preferência, ou seja, que ganhou mais tampinhas, de acordo com a pesquisa que você realizou.

 

07/05/2021 - sexta-feira

Atividade com a professora:

Manhã: Junte a família para assistir ao vídeo com a contação de história do livro “O cardápio do astronauta”, de Miguel Desclot, contada pela professora Rebecca Souza:


E se você fosse um astronauta? O que levaria com você para o espaço para comer? Mostre-nos num lindo desenho ou pintura.


Literatura na infância  

Essa semana vamos conhecer uma história e pensar nos nossos medos!

 Atividade:

Contação de história em vídeo do livro Chapeuzinho amarelo


Link: https://www.youtube.com/watch?v=SiQ5d_hhS_s

Atividade: Você tem medo do quê?

Conte-nos através de um desenho do que você tem medo e mande-os  embora!

Lembre que o medo só está dentro da nossa cabeça.


Educação Física

Atividade: Equilíbrio de objetos

Material: pratos descartáveis e rolo de papel higiênico

Vamos usar rolinhos de papel higiênico e prato descartável para montar o que desejar. Poderá pintar rolos e pratos, envolver com fitas...

Use a criatividade !


Link: https://www.youtube.com/watch?v=k2r9tWV40L0

Atividade: Lançamento da argola

 Material: papel, fita, rolo de papel higiênico, caixa.

Faça argolas amassando o papel e enrole com a fita. Cole o rolinho  em uma  caixa ou bandeja de papelão. Depois é só jogar! Lance as argolas no rolinho de longe, de perto, com a mão direita e com a esquerda…

Use a criatividade!

                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário