17 de julho de 2012

Círculo Montessoriano

Neste ano de 2012, o Município do Rio de Janeiro, decidiu viabilizar para as suas salas de aula, o Círculo Montessoriano. E nossa U.E também fez parte desse processo.
Método Montessoriano  visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele, com o apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante.
Na metodologia montessoriana o professor dispõe os alunos em formato circular, cercado de
estantes com materiais lúdicos e pedagógicos disponíveis para o manuseio da criança, entre eles cubos confeccionados com madeira, os quais contribuem para o desenvolvimento do espírito lógico.
Mas esse método vai além de uma circulo de interesses. Vamos ver um pouco mais?

Segundo o método Montessoriano, existe, cinco áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências e Geografia, Vida Prática e Sensorial.
"Linguagem: Iniciamos o aprendizado com o reconhecimento sensorial das letras por meio do alfabeto móvel que ajudará a criança a exercitar o desenho da letra e pronunciar os sons dos fonemas. Esta compreensão sensorial é fundamental para facilitar a alfabetização e aprendizagem dos idiomas, desenvolvendo a leitura, escrita e fala".
"Matemática: As atividades de matemática desenvolvidas com os materiais sensoriais fazem com que o aluno passe “do concreto ao abstrato” e lhe ajude a discriminar números, tamanhos, cores, formas, peso, etc. facilitando assim à criança a ter base para a leitura e a aprendizagem de matemática".
"Geografia – estimula a criança a explorar o mundo. Começando com um globo tátil, as crianças conhecem a terra e a água, em seguida os continentes, os países, ilha, lago. Esta aprendizagem experiencial cria uma compreensão dos espaços e desperta interesse nas investigações".
"Ciências - A ciência cultiva o fascínio das crianças sobre o mundo em que vivemos e sobre o Universo. Ajuda os alunos a compreender desde assuntos como o ciclo de vida (o que é vivo e o que não é vivo), até aos mistérios da natureza. Assim as crianças desenvolvem um interesse contínuo em desvendar cada vez mais as curiosidades da vida".
"Vida prática: É considerada a parte mais importante do método já que ajuda a criança a cuidar de si, dos outros, dos animais e do meio em que vive. Engloba exercícios focados para a relação social, independência, ordem, disciplina, coordenação, concentração e refinamento do movimento".
"Educação sensorial: Refere-se ao desenvolvimento e ao refinamento dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. O propósito dos exercícios é educar os sentidos e ao mesmo tempo facilitar a aprendizado da criança assimilando aspectos mais sutis".


O que é o Método Montessoriano?

O Método Montessoriano é um método de ensino ativo que foi idealizado e criado pela educadora Maria Montessori. Para melhor compreender o que é este método faz-se necessário conhecer um pouco quem foi esta ilustre mulher. Nascida em Chiaravalle, Itália, no ano de 1870, herdou de seus pais o amor e o empenho pelos estudos. Quando moça decidiu por ingressar na universidade de Roma a fim de estudar medicina, tornando-se a primeira mulher a ingressar neste meio, o qual até então era considerado um ambiente completamente masculino. Perseverou e tornou-se a primeira mulher médica da história. Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia.
O Método Montessoriano foi empregado pela primeira vez na “Casa dei Bambini”, aberta no centro de Roma, e posteriormente foi sendo abertas novas “casas” em diversas partes da Itália. Com isso a educadora tornou-se uma celebre persona em seu país, onde em 1922 foi convidada a assumir o cargo de inspetora geral das escolas da Itália. Em 1934, quando o regime fascista ascendeu em seu país Montessori deixou a Itália, porém continuou seu trabalho como educadora na Espanha, no Ceilão, na Índia e na Holanda, cujo país veio a falecer em 1952, aos 81 anos.
Amante pela Educação, Montessori presenteou o mundo com seu Método de ensino, o qual o pesquisador e educador Celso Antunes caracteriza:
No desenvolvimento da criança identificava “períodos sensíveis”, ou seja, momentos decisivos em sua evolução biológica onde sugere a “ambiência reveladora”, com a criação de condições ambientais que favoreçam a criança quando: a) a substituição do ensino verbal por materiais que não são simplesmente auxiliares de ensino, mas substitutos da ação do corpo docente; b) a livre-escolha, ou seja, a liberdade que o aluno tem para escolher seu trabalho; c) a aula silêncio na qual a criança aprende a controlar e inibir os seus movimentos, ficando silenciosa e de olhos fechados; d) o ensino da escrita com base em materiais formados de letras e em relevo, que a criança pode apalpar, desenhar e combinar de vários modos; e) aprendizagem aritmética com série de barras que servem tanto para avaliar comprimentos quanto para a numeração e exercícios com cubos e cifras de relevo com letras, trabalhos manuais, f) exercícios da vida prática (varrer, abotoar, dar laço, acolchetar), inclusive trabalhos de jardinagem, ginástica, concebida como exercícios de todos os movimentos que auxiliam o crescimento dos mecanismos motores, como jogos do pêndulo, escada em círculos, linha de cordas, linha em que é preciso acompanhar andando e, finalmente, g)a educação dos sentidos. (ANTUNES, C. 2001, p.152-153).
Assim, o Método Montessoriano de Ensino foi um dos primeiros métodos que teve seu enfoque principal nas atividades motoras e sensoriais, cujo método possui três fundamentos principais, a saber, a atividade, a individualidade e a liberdade. A Atividade como a cima caracterizada por Antunes, concede ao aluno uma relevante importância, porque é através dela que a criança irá desenvolver suas habilidades psicomotoras. Quanto a individualidade, esta intrinsecamente se relaciona e interage como a liberdade, que por sua vez concederá a criança a capacidade de desenvolver-se de deixar de ser para si mesma, i.é, deixar de ser egocêntrica, e partir para uma existência sólida que será cunhada pela realidade externa a si. No entanto, a criança não conseguirá desenvolver ou vir-a-ser sem o auxílio importante do educador, o qual Montessori concebia o seu papel como sendo aquele que deve favorecer o desenvolvimento da criança, uma vez que a vida é um constante desenvolvimento.
A partir da compreensão das concepções ditas anteriormente, percebe-se que a Pedagogia Montessoriana está inserida dentro do movimento das Escolas Novas; opondo-se aos métodos tradicionais, os quais não respeitavam as necessidades nem os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Contrariamente a esses referidos métodos é que surge o método proposto por Montessori, no qual busca compreender a criança em seus aspectos biológicos.
A consultora educacional, pedagogo e mestra em educação, Vera Lúcia Camara Zacharias apresenta doze pontos, que de certa forma, resumem o Método Montessoriano, no site Centro Referencial Educacional, a saber, www.centrorefeducacinal.com.br/Montessori:
·        Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.
·        Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
·        Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
·        Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental a criança é proporcionada atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
·        Ainda que oferece uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
·        Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
·        Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
·        Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
·        Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
·        Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.
·        Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidades de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
·        O Método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupando-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.
Assim, podemos compreender que no Método Montessoriano, a escola não é apenas um lugar de instrução, mas também de educação, de vida, é, uma educação para a vida.

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