O Método Montessoriano visa a evolução da criança em
um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de
responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido
compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele, com o apoio de livros
e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios,
motores, racionais e intelectuais do estudante.
Na
metodologia montessoriana o professor dispõe os alunos em formato
circular, cercado de
Mas esse
método vai além de uma circulo de interesses. Vamos ver um pouco mais?
Segundo o método Montessoriano, existe, cinco áreas do conhecimento: Linguagem,
Matemática, Ciências e Geografia, Vida Prática e Sensorial.
"Linguagem: Iniciamos o aprendizado com o
reconhecimento sensorial das letras por meio do alfabeto móvel que ajudará a
criança a exercitar o desenho da letra e pronunciar os sons dos fonemas. Esta
compreensão sensorial é fundamental para facilitar a alfabetização e aprendizagem
dos idiomas, desenvolvendo a leitura, escrita e fala".
"Matemática:
As
atividades de matemática desenvolvidas com os materiais sensoriais fazem com
que o aluno passe “do concreto ao abstrato” e lhe ajude a discriminar números,
tamanhos, cores, formas, peso, etc. facilitando assim à criança a ter base para
a leitura e a aprendizagem de matemática".
"Geografia
–
estimula a criança a explorar o mundo. Começando com um globo tátil, as
crianças conhecem a terra e a água, em seguida os continentes, os países, ilha,
lago. Esta aprendizagem experiencial cria uma compreensão dos espaços e
desperta interesse nas investigações".
"Ciências
- A
ciência cultiva o fascínio das crianças sobre o mundo em que vivemos e sobre o
Universo. Ajuda os alunos a compreender desde assuntos como o ciclo de vida (o
que é vivo e o que não é vivo), até aos mistérios da natureza. Assim as
crianças desenvolvem um interesse contínuo em desvendar cada vez mais as
curiosidades da vida".
"Vida
prática: É
considerada a parte mais importante do método já que ajuda a criança a cuidar
de si, dos outros, dos animais e do meio em que vive. Engloba exercícios
focados para a relação social, independência, ordem, disciplina, coordenação,
concentração e refinamento do movimento".
"Educação
sensorial:
Refere-se ao desenvolvimento e ao refinamento dos cinco sentidos: visão,
audição, tato, olfato e paladar. O propósito dos exercícios é educar os
sentidos e ao mesmo tempo facilitar a aprendizado da criança assimilando
aspectos mais sutis".
O que é o Método Montessoriano?
O Método
Montessoriano é um método de ensino ativo que foi idealizado e criado pela
educadora Maria Montessori. Para melhor compreender o que é este método faz-se
necessário conhecer um pouco quem foi esta ilustre mulher. Nascida em Chiaravalle, Itália, no ano de
1870, herdou de seus pais o amor e o empenho pelos estudos. Quando moça decidiu
por ingressar na universidade de Roma a fim de estudar medicina, tornando-se a
primeira mulher a ingressar neste meio, o qual até então era considerado um
ambiente completamente masculino. Perseverou e tornou-se a primeira mulher
médica da história. Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e
psicologia.
O Método Montessoriano foi empregado pela
primeira vez na “Casa dei Bambini”, aberta no centro de Roma, e posteriormente
foi sendo abertas novas “casas” em diversas partes da Itália. Com isso a
educadora tornou-se uma celebre persona em seu país, onde em 1922 foi convidada
a assumir o cargo de inspetora geral das escolas da Itália. Em 1934, quando o
regime fascista ascendeu em seu país Montessori deixou a Itália, porém
continuou seu trabalho como educadora na Espanha, no Ceilão, na Índia e na
Holanda, cujo país veio a falecer em 1952, aos 81 anos.
Amante pela
Educação, Montessori presenteou o mundo com seu Método de ensino, o qual o
pesquisador e educador Celso Antunes caracteriza:
No desenvolvimento
da criança identificava “períodos sensíveis”, ou seja, momentos decisivos em
sua evolução biológica onde sugere a “ambiência reveladora”, com a criação de
condições ambientais que favoreçam a criança quando: a) a substituição do
ensino verbal por materiais que não são simplesmente auxiliares de ensino, mas
substitutos da ação do corpo docente; b) a livre-escolha, ou seja, a liberdade que
o aluno tem para escolher seu trabalho; c) a aula silêncio na qual a criança
aprende a controlar e inibir os seus movimentos, ficando silenciosa e de olhos
fechados; d) o ensino da escrita com base em materiais formados de letras e em
relevo, que a criança pode apalpar, desenhar e combinar de vários modos; e)
aprendizagem aritmética com série de barras que servem tanto para avaliar
comprimentos quanto para a numeração e exercícios com cubos e cifras de relevo
com letras, trabalhos manuais, f) exercícios da vida prática (varrer, abotoar,
dar laço, acolchetar), inclusive trabalhos de jardinagem, ginástica, concebida
como exercícios de todos os movimentos que auxiliam o crescimento dos
mecanismos motores, como jogos do pêndulo, escada em círculos, linha de cordas,
linha em que é preciso acompanhar andando e, finalmente, g)a educação dos
sentidos. (ANTUNES, C. 2001, p.152-153).
Assim, o Método
Montessoriano de Ensino foi um dos primeiros métodos que teve seu enfoque
principal nas atividades motoras e sensoriais, cujo método possui três
fundamentos principais, a saber, a atividade, a individualidade e a liberdade.
A Atividade como a cima caracterizada por Antunes, concede ao aluno uma
relevante importância, porque é através dela que a criança irá desenvolver suas
habilidades psicomotoras. Quanto a individualidade, esta intrinsecamente se
relaciona e interage como a liberdade, que por sua vez concederá a criança a
capacidade de desenvolver-se de deixar de ser para si mesma, i.é, deixar de ser
egocêntrica, e partir para uma existência sólida que será cunhada pela
realidade externa a si. No entanto, a criança não conseguirá desenvolver ou
vir-a-ser sem o auxílio importante do educador, o qual Montessori concebia o
seu papel como sendo aquele que deve favorecer o desenvolvimento da criança,
uma vez que a vida é um constante desenvolvimento.
A partir da
compreensão das concepções ditas anteriormente, percebe-se que a Pedagogia
Montessoriana está inserida dentro do movimento das Escolas Novas; opondo-se
aos métodos tradicionais, os quais não respeitavam as necessidades nem os
mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Contrariamente a esses
referidos métodos é que surge o método proposto por Montessori, no qual busca
compreender a criança em seus aspectos biológicos.
A consultora
educacional, pedagogo e mestra em educação, Vera Lúcia Camara Zacharias
apresenta doze pontos, que de certa forma, resumem o Método Montessoriano, no
site Centro Referencial Educacional, a saber, www.centrorefeducacinal.com.br/Montessori:
· Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do
maior gênio da educação desde Froebel.
· Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
· Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do
trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com
muita alegria.
· Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender
fazendo. Em cada etapa do crescimento mental a criança é proporcionada
atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
· Ainda que oferece uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para
alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar,
que os alcançados sobre os sistemas antigos.
· Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais
como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma
disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
· Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança,
concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica,
permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no
fundamento de uma disciplina real.
· Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada
matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
· Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
· Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento
procura oferecer às crianças oportunidades para ajuda mútua o que é feito com
grande prazer e alegria.
· Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e
sem necessidades de competir, não sente as tensões, os sentimentos de
inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua
vida.
· O Método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da
personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais.
Preocupando-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de
escolhas independentes e os componentes emocionais.
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