14 de abril de 2012

Hora da história


Acreditamos que trabalhar com a hora do conto de forma permanente, pode enriquecer o aprendizado das crianças de forma significativa. Os contos transmitem mensagens e facilitam o aprendizado de regras e a criação de hábitos, além de contribuir aperfeiçoar e facilitar o processo de alfabetização. E os benefícios não param por aí.
Podemos dizer que o ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil, enquanto a criança ainda não é capaz de ler sozinha, o adulto pode ler para ela. Quando já é capaz de ler com autonomia, a criança não perde o interesse de ouvir histórias contadas pelo adulto; mas pode descobrir o prazer de contá-las aos colegas. Enfim, a “Hora da História” é um momento valioso para a educação integral (de ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a função social da escrita. Podemos organizar este momento de diversas maneiras: incrementando com músicas, fantasias, pinturas; organizando uma pequena biblioteca; fazendo empréstimos de livros para que as crianças leiam em casa, enfim, há uma infinidade de possibilidades.
Pensando nessa importância contamos com a presença do vovô do nosso querido Bento do EI:30 que proporcionou momentos especiais para os nossos pequenos, que ouviram com muita empolgação as histórias contadas por ele.
Agradecemos o carinho do vovô Antônio com a nossa escola. 






































Um comentário: