4 de fevereiro de 2012

ADAPTAÇÃO

Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez, é um marco na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto.
A criança redimensiona seus padrões de relação, seus comportamentos, suas concepções de mundo, após a sua entrada na escola. Para a família, esse início de escolarização também representa uma grande mudança, sendo um desafio que pais e mães têm de enfrentar. É um momento delicado e importante, já que a família se sente ambivalente tanto para estimular a autonomia da criança, quanto para confiar na Instituição.
Geralmente é difícil para pais e mães colocarem seus filhos pequenos numa escola. A separação com a criança é vivida com ansiedade, devido a sensação de estar abandonando-a.
Família e escola devem ter um relacionamento próximo e positivo constantemente conquistado proporcionando um clima favorável e tranquilo. As crianças sentem-se mais seguras quando há este vínculo positivo entre os pais e a instituição escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário