É estudar o homem através de seu corpo, na relação com o mundo interno e externo. É a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção.
O primeiro objetivo é ajudar a criança a desenvolver a capacidade de simbolização. A simbolização é a capacidade de se representar. É uma retomada da história da criança.
A criança percebe o seu corpo por meio de todos os sentidos.
Esse corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, capta imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor e movimenta-se.
Esse corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, capta imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor e movimenta-se.
O conhecimento pela criança de seu próprio corpo tem um papel importante, nas suas relações com o ambiente e em todo o seu desenvolvimento psicomotor. Conhecer o corpo não significa saber onde fica o pé, o nariz, mas sentir o corpo e o que ele pode fazer, sua potencialidade; por exemplo: sei que com o pé posso chutar, posso pular, saltar e por aí vai...através dos movimentos descobrir o que meu corpo pode, isso é conhecer o corpo.
Na aula de psicomotricidade as crianças brincam livremente e no mundo do faz de conta a criança encontra o prazer, descobre seu potencial, cria. Tudo isso é fundamental para seu desenvolvimento!
Professora de Ed. Física (Psicomotricidade)
ERICKA FEDERICI
Nenhum comentário:
Postar um comentário