7 de abril de 2011

METAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao final da Educação Infantil, espera-se que as crianças: 
  • Falem de forma clara e adequada, usando a língua com desenvoltura e espontaneidade:
  • Expressem suas opiniões e ideias em pequenos e grandes grupos;
  • Saibam se expressar linguística e artisticamente, demonstrando seu pensamento, intenções e interesses;
  • Compreendam as instruções dadas por seus pares e adultos;
  • Executem as instruções dadas em situações espontâneas e formais por seus pares e adultos se assim o desejarem ou sempre que julguem necessário;
  • Consultem livros, revistas e outros materiais impressos, demonstrando interação com a linguagem escrita;
  • Identifiquem e discriminem o uso da linguagem em determinados gêneros texuais, como: histórias de faz de conta, jornal, poesia, bilhete, etc.
  • Consigam manipular lápis, canetas, pincéis, para escrever, desenhar, pintar e usar os dedos para modelar e criar;
  • Saibam fazer registros simples por escrito, com ou sem ajuda;
  • Reconheçam a função social da linguagem escrita;
  • Saibam participar ativamente de atividades em pequenos e grandes grupos, praticando diferentes formas de registro como contribuição para os planos coletivos;
  • Utilizem informação adquirida para explorar e compreender novas situações;
  • Saibam contar casos e/ou histórias e recontá-las depois de ouvir alguém contar ou em outra situação;
  • Sugiram alternativas para resolução de problemas;
  • Criem sugestões para novas atividades, jogos e brincadeiras;
  • Finalizem as atividades antes de engajarem em outras;
  • Sintuem-se dentro de seus contextos, reconhecendo-os como tais (lar, escola, bairro, cidade);
  • Reconheçam fenômenos naturais, com postura investigativa, elaborando hipóteses e perguntas sobre aspectos relativos à sua observação da natureza e/ou acontecimentos sociais;
  • Reconheçam números, quantidades, formas, categorias de objetos e suas características, relacionando-os com a vida cotidiana;
  • Reconheçam a função social dos números e sua importância; Incluam e apliquem conhecimentos matemáticos simples às situações problema, perceptíveis tanto em atividades espontâneas quanto naquelas propostas com fins de aprendizagem de determinada habilidade;
  • Reconheçam a si e a seus pares e adultos (na família, escola, etc);
  • Encontrem inserção nos grupos aos quais pertencem, identificando a sua contribuição e a dos outros;
  • Situem no tempo e espaço um determinado objeto ou acontecimento;
  • Reconheçam os valores de convivência relacionando-os com as situações vividas;
  • Reconheçam seus sentimentos e os dos outros, sendo capazes de falar sobre eles;
  • Demonstrem interesse em ajudar os outros e peçam ajuda quando sentirem necessidade;
  • Sintam-se confiantes para se movimentar dentro de seus espaços, em diferentes momentos e com as pessoas que integram o ambiente;
  • Saibam cuidar de si e de seus pertences;
  • Possuam conhecimento do seu corpo, no que diz respeito aos seus movimentos (lento e rápido), controle e possibilidades, identificando suas partes e possíveis funções;
  • Cuidem de seu corpo físico, demonstrando confiança e segurança ao expandir o movimento.

Um comentário:

  1. Pode interessar aos leitores deste texto a leitura do texto postado em http://educacaoinfantil.net.br/atividades-desenvolvidas-na-educacao-infantil/ . Lá, como aqui, tratou-se das atividades desenvolvidas na Educação Infantil e dos objetivos morais, físicos, intelectuais e emocionais dessa fase crucial do desenvolvimento do ser humano. Entre os temas abordados, estão o desenvolvimento das relações interpessoais e do desenvolvimento psicomotor, além de atividades como a leitura e a música. Quanto mais atenção se der a essa fase e quanto mais os professores sentirem-se respaldados pela escola e pela sociedade em sua importante tarefa, melhor para todos.

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