Ao final da Educação Infantil, espera-se que as crianças:
- Falem de forma clara e adequada, usando a língua com desenvoltura e espontaneidade:
- Expressem suas opiniões e ideias em pequenos e grandes grupos;
- Saibam se expressar linguística e artisticamente, demonstrando seu pensamento, intenções e interesses;
- Compreendam as instruções dadas por seus pares e adultos;
- Executem as instruções dadas em situações espontâneas e formais por seus pares e adultos se assim o desejarem ou sempre que julguem necessário;
- Consultem livros, revistas e outros materiais impressos, demonstrando interação com a linguagem escrita;
- Identifiquem e discriminem o uso da linguagem em determinados gêneros texuais, como: histórias de faz de conta, jornal, poesia, bilhete, etc.
- Consigam manipular lápis, canetas, pincéis, para escrever, desenhar, pintar e usar os dedos para modelar e criar;
- Saibam fazer registros simples por escrito, com ou sem ajuda;
- Reconheçam a função social da linguagem escrita;
- Saibam participar ativamente de atividades em pequenos e grandes grupos, praticando diferentes formas de registro como contribuição para os planos coletivos;
- Utilizem informação adquirida para explorar e compreender novas situações;
- Saibam contar casos e/ou histórias e recontá-las depois de ouvir alguém contar ou em outra situação;
- Sugiram alternativas para resolução de problemas;
- Criem sugestões para novas atividades, jogos e brincadeiras;
- Finalizem as atividades antes de engajarem em outras;
- Sintuem-se dentro de seus contextos, reconhecendo-os como tais (lar, escola, bairro, cidade);
- Reconheçam fenômenos naturais, com postura investigativa, elaborando hipóteses e perguntas sobre aspectos relativos à sua observação da natureza e/ou acontecimentos sociais;
- Reconheçam números, quantidades, formas, categorias de objetos e suas características, relacionando-os com a vida cotidiana;
- Reconheçam a função social dos números e sua importância; Incluam e apliquem conhecimentos matemáticos simples às situações problema, perceptíveis tanto em atividades espontâneas quanto naquelas propostas com fins de aprendizagem de determinada habilidade;
- Reconheçam a si e a seus pares e adultos (na família, escola, etc);
- Encontrem inserção nos grupos aos quais pertencem, identificando a sua contribuição e a dos outros;
- Situem no tempo e espaço um determinado objeto ou acontecimento;
- Reconheçam os valores de convivência relacionando-os com as situações vividas;
- Reconheçam seus sentimentos e os dos outros, sendo capazes de falar sobre eles;
- Demonstrem interesse em ajudar os outros e peçam ajuda quando sentirem necessidade;
- Sintam-se confiantes para se movimentar dentro de seus espaços, em diferentes momentos e com as pessoas que integram o ambiente;
- Saibam cuidar de si e de seus pertences;
- Possuam conhecimento do seu corpo, no que diz respeito aos seus movimentos (lento e rápido), controle e possibilidades, identificando suas partes e possíveis funções;
- Cuidem de seu corpo físico, demonstrando confiança e segurança ao expandir o movimento.
Pode interessar aos leitores deste texto a leitura do texto postado em http://educacaoinfantil.net.br/atividades-desenvolvidas-na-educacao-infantil/ . Lá, como aqui, tratou-se das atividades desenvolvidas na Educação Infantil e dos objetivos morais, físicos, intelectuais e emocionais dessa fase crucial do desenvolvimento do ser humano. Entre os temas abordados, estão o desenvolvimento das relações interpessoais e do desenvolvimento psicomotor, além de atividades como a leitura e a música. Quanto mais atenção se der a essa fase e quanto mais os professores sentirem-se respaldados pela escola e pela sociedade em sua importante tarefa, melhor para todos.
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