30 de junho de 2013

ESCOLA DE PAIS

No dia 29 de junho realizamos mais uma escola de pais. Nosso encontro foi muito divertido, tivemos café da manhã coletivo com a contribuição dos responsáveis Tivemos também um sarau realizado pela profª Silvia Castro, com histórias que nos fizeram, lembrar de nossa infância. Pudemos também compartilhar o trabalho desenvolvido em nossa U.E e tirar dúvidas sobre a nossa rotina diária. Por meio desses encontros mensais, buscamos estreitar os laços entre as famílias e escola.
 
 
 

 
 
 
 
 


28 de junho de 2013

DRAMATIZAÇÃO "JOÃO E MARIA"

Empolgados com os contos de fadas do projeto pedagógico “O mundo encantado da Tristão de Athayde” as professores da Pré Escola I ( Ana Carla, Heloisa, Elaine e Patrícia) resolveram dramatizar a história do João a Maria. As crianças ficaram fascinadas e nem piscavam principalmente com a aparição da bruxa que faz muito sucesso ente a criançada.





 

POR QUE AS CRIANÇAS BRINCAM?

Para Winnicott, é no brincar – e somente no brincar – que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral.
Aqui em nosso EDI, brincadeira é coisa séria e está presente em todos os momentos de nosso dia a dia.
Acreditamos que, ao brincar, a criança se depara e elabora diferentes sentimentos que irão corroborar para o enfrentamento de variadas situações no futuro.
Quando brincam, elas assumem variados papéis dentro desse universo de faz de conta. Ora são filhos, ora são mães e pais, professores, crianças, os papeis são distribuídos e vividos de acordo com a dinâmica da brincadeira. Ao brincar, são colocados diante de conflitos, como saber perder e ganhar, saber esperar a vez de participar, respeitar as regras que envolvem toda brincadeira, saber ceder diante do consenso do grupo, saber verbalizar seus sentimentos e defender sua opinião, entre outros.
O ato de brincar é imprescindível para o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. E, para que isso ocorra, é preciso imaginação, faz de conta, fantasia, onde o grupo inventa, reinventa e resignifica as brincadeiras criadas ou trazidas por eles. É importante também resgatar e valorizar as brincadeiras trazidas pelas famílias como também propor momentos onde eles possam trocar, ensinar para o grupo suas brincadeiras, ampliando e enriquecendo o repertório das mesmas.
Pensando nisso, no dia 29 de Maio, resolvemos convidar nossos amigos da turma EI 23 para dividirmos nossas vivencias, brincando com os jogos produzidos por nossa turma.
Em cada mesa foi colocado um grupo de crianças de nossa turma com um jogo. A intenção era deixar que as crianças socializassem as regras desses jogos com os nossos convidados. Depois de algumas rodadas eles trocavam de mesa. Ao final, fizemos uma brincadeira de bruxa pega o príncipe. Foi uma experiência muito interessante, pois as crianças produziram materiais partindo da história da Branca de Neva (jogo da memória com personagens,  boliche com os anões e o jogo da árvore com as maçãs). Com isso, eles puderam não só vivenciar esses sentimentos citados como também puderam receber seus colegas de outra turma e ter suas produções valorizados.
Acreditamos que as crianças brinquem por ser de sua natureza e ao brincarem não planejam com nenhuma intencionalidade nesse ato.  Mas, através desse brincar, vão aos poucos, aprendendo se descobrindo e se apropriando do mundo adulto de forma lúdica,  criativa e prazerosa. 
Turma- EI: 20 Profª Elaine
Turma- EI: 23 Profª Heloisa
 







26 de junho de 2013

PASSEIO AO PLANETÁRIO

Nosso passeio ao Planetário na cidade da criança em santa cruz foi muito bom! 
Vimos o filme Patrulha Zula na cúpula do Planetário, visitamos o museu e fizemos um delicioso piquenique.
A viagem foi tranquila e divertida, com músicas e brincadeiras.
As crianças adoraram!!!
O passeio tem como objetivo através de recursos lúdicos e interativos, sensibilizar a criança com relação ao Universo em que vivemos e despertar seu interesse em conhecê-lo mais. Desenvolver na criança a consciência da necessidade de cuidar do nosso planeta.
 










 
 

2 de junho de 2013

TRABALHANDO A RECEITA DO BOLO DA VOVÓ DA CHAPEUZINHO VERMELHO

Conhecendo as várias formas de texto (linguagem oral e escrita) trabalhamos a receita do bolo da vovó da Chapeuzinho Vermelho.
Após contar a história conversamos sobre o que a Chapeuzinho poderia levar na cesta para sua avó no bosque (conversamos sobre a importância de uma alimentação saudável). As crianças sugeriram frutas, e no lugar dos doces um bolo. Aproveitamos o outono (ciências naturais) e combinamos de fazer um bolo de laranja.
As crianças sugeriram os ingredientes e aproveitamos para pesquisa-los em encartes de supermercado. Escrevemos a receita e colamos os recortes ao lado com preço (linguagem matemática), aproveitando para trabalhar os números a quantidade, proporção, sistema monetário, respeitando a faixa etária.
Em seguida fizemos a experimentação do bolo e dramatização usando como inspiração uma aluna que estava com um casaco com capuz vermelho como a chapeuzinho da historia. Enquanto levávamos a cesta com o bolo para sala fantasiando que estávamos indo pela estrada a fora, encontramos o lobo disfarçado de vovó dramatizado pela tia Alessandra, onde ia respondendo as frases que eles enfatizavam...que olhos grandes...
Em seguida brincamos de mudar o final da história. No nosso conto o lobo ficou bom, aprendeu a ter uma alimentação saudável e agora só come o bolo da vovó e suas frutas.
Todos mostraram-se felizes e entusiasmado com a atividade. As crianças que disseram não gostar de bolo de laranja comeram e pediram para fazermos mais!
 
Profª Neize Gallindo
EI:13 







DIA DAS MÃES

Mãe,
a vida nos presenteia com pessoas maravilhosas como você. Que ensinam pelo saber, pelo exemplo e pelo amor incondicional.
Feliz dia das Mães!
 
 

ESCOLA DE PAIS

No dia 11 de maio realizamos mais uma escola de pais. Nosso encontro foi especial, onde demos continuidade a comemoração do Dia das Mães, com brincadeiras, sorteio e alongamento.
Pudemos também compartilhar o trabalho desenvolvido em nossa U.E e tirar dúvidas sobre a nossa rotina diária. Por meio desses encontros mensais, buscamos estreitar os laços entre as famílias e escola.