20 de maio de 2013

COLOCANDO AS MÃOS NA MASSA COM NOSSAS CRIANÇAS...

Interagindo com nossa Proposta Pedagógica intitulada "O mundo encantado da Tristão", desenvolvemos uma atividade coletiva e concreta, de confecção de pães com nossa turma de Maternal II- EI-32.
Objetivando oportunizar, o enriquecimento dos conhecimentos já trazidos pelas crianças, utilizamos como elemento disparador o Conto João e Maria (Irmãos Grimm) e o filme De onde vem o pão? (TV Escola).
Permeando pelos diferentes eixos propostos nas Orientações Curriculares para Educação Infantil da SME, o grupo se apropriou de várias situações de aprendizagem para o seu desenvolvimento, como: Expressão da Linguagem e Escrita (receita no blocão), Matemática (grandezas e medidas dos ingredientes),Ciências Sociais e Naturais (relação causa e efeito/ percepção gustativa), Corpo e Movimento (relacionando corpo x espaço com formas, texturas, cheiros e sabores) e Linguagens Artísticas (Música: "Davi pegou pão na casa do João..." / Artes Visuais: ampliando o conhecimento do mundo que possuem, manipulando diferentes materiais e texturas).
Através da atividade realizada, percebemos na interação de nossas crianças, a importância do lúdico fomentando a aprendizagem de forma interessante e prazerosa.

                                                                                                                                            Profª Kátia