21 de abril de 2012

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO

Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.
Nossos pequenos puderam perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso.
Veja a exposição do "Papa Capim" que nossos pequenos montaram.
Ficou lindo!!! 
 
 
OBS: O VÍDEO ESTÁ SENDO REEDITADO

19 de abril de 2012

LIVRO, MEU AMIGO!

Dia 18 de Abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Ler um livro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! O livro é mágico nos permitindo viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, não perca tempo.
Veja como nossos pequenos curtiram esse dia e adoraram o presente enviado pela SME um livro do projeto “Minha primeira biblioteca”


14 de abril de 2012

Hora da história


Acreditamos que trabalhar com a hora do conto de forma permanente, pode enriquecer o aprendizado das crianças de forma significativa. Os contos transmitem mensagens e facilitam o aprendizado de regras e a criação de hábitos, além de contribuir aperfeiçoar e facilitar o processo de alfabetização. E os benefícios não param por aí.
Podemos dizer que o ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil, enquanto a criança ainda não é capaz de ler sozinha, o adulto pode ler para ela. Quando já é capaz de ler com autonomia, a criança não perde o interesse de ouvir histórias contadas pelo adulto; mas pode descobrir o prazer de contá-las aos colegas. Enfim, a “Hora da História” é um momento valioso para a educação integral (de ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a função social da escrita. Podemos organizar este momento de diversas maneiras: incrementando com músicas, fantasias, pinturas; organizando uma pequena biblioteca; fazendo empréstimos de livros para que as crianças leiam em casa, enfim, há uma infinidade de possibilidades.
Pensando nessa importância contamos com a presença do vovô do nosso querido Bento do EI:30 que proporcionou momentos especiais para os nossos pequenos, que ouviram com muita empolgação as histórias contadas por ele.
Agradecemos o carinho do vovô Antônio com a nossa escola. 






































FELIZ PÁSCOA!


Dentro do nosso projeto este mês, trabalhamos o tema Páscoa com nossos pequenos enfatizando valores e conscientização do consumo.
Realizamos várias atividades visando promover a interação entre as crianças e mostrando para elas a magia que está relacionada a essa data comemorativa, impulsionando a criatividade dos pequenos, conhecendo o sentido da páscoa e comemorando ao lado da família e amigos.
Durante a semana desenvolvemos várias atividades como trabalhinhos feitos em sala de aula, exposição de desenhos, show de talentos, teatro, oficina de chocolate, onde os pequenos aprenderam a fazer ovos de chocolate, bolo, brigadeiro e o melhor experimentando de tudo e dividindo com os amigos. Essas atividades conseguem despertar sentimento de solidariedade e resgata o verdadeiro espírito da Páscoa.
 Acreditamos que o tema Páscoa na EducaçãoInfantil é muito mais que a distribuição de chocolates ou brincadeiras, é uma oportunidade para que os alunos tenham contato com movimentos solidários e comecem a pensar nas necessidades do próximo.  

  OBS: O VÍDEO ESTÁ SENDO REEDITADO

9 de abril de 2012

Escola de Pais


Conforme calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação, realizamos no dia 31 de março a primeira Escola de Pais da Educação Infantil.
Esta ação possui como objetivos principais o estreitamento de laços entre família e instituição e o fortalecimento das famílias na tarefa de educar as crianças, por meio de debates sobre conhecimentos referentes à primeira infância. São momentos para subsidiar pais, mães e responsáveis sobre aspectos que os auxiliem na criação dos seus filhos, de forma mais rica e significativa. Para enriquecer nosso encontro abordamos o tema “com saúde na creche”.
Agradecemos a todos que compareceram, enriquecendo o nosso encontro.