21 de setembro de 2011

OS PEQUENOS CONTRA A DENGUE

Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o estado do Rio de Janeiro e a necessidade de esclarecimento da população, estamos trabalhando o projeto "Os pequenos contra a Dengue", onde toda a Unidades Escolar está envolvida com atividades 
sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito Aedes Egypti.
Junte-se a nós nesta campanha!

EI: 31 - Professora Kátia

OBS: Imagem não autorizada
 

EI: 21 - Professora Glauci








13 de setembro de 2011

ARIMETIZANDO NO FOLCLORE

As turmas EI:22 e EI: 25 professoras Maria Aparecida e Luciara, trabalharam a matemática de uma forma divertida com os personagens do folclore, usando com tema intergrador a história dos dez sacizinhos.







 


 

10 de setembro de 2011

BRINCANDO COM O NOME DOS PERSONAGENS...

 





De uma forma bem divertida, a turma EI: 12 juntamente com a professora Débora trabalharam o nome dos personagens do folclore. Brinque com a gente!!!

2 de setembro de 2011

CONSTRUINDO O BUMBA MEU BOI

Após ser trabalhado a música "O boizinho mais bonito", a turma  EI: 22 participou com muito entusiasmo da construção do Bumba meu Boi,  feito com sucata. Cantaram e dramatizaram a história na sala e no pátio da escola. Todos mostraram-se participativos e empolgados durante o desenvolvimento do trabalho. Participe também um pouquinho deste momento.  


VIAJANDO PELO NOSSO FOLCLORE

Dentro do nosso projeto "Pluralidade Cultura" os pequenos puderam conhecer um pouco mais do nosso folclore.
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Que normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.
A palavra folclore é de origem inglesa, junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje.
Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.
Viaje conosco nessa aventura!

 
OBS: O VÍDEO ESTÁ SENDO REEDITADO