17 de agosto de 2011

PLURALIDADE CULTURAL


Dentro do Projeto "Construindo um mundo melhor" estaremos trabalhando seste 3º Período Pluralidade Cultural.
Ao se falar em pluralidade cultural, não se está enfatizando apenas o estudo e o respeito ao que se costuma considerar diferente ou pertencente a outras culturas, fora do território nacional, mas as diferenças étnicas e culturais, as desigualdades sócio-econômicas, as relações sociais discriminatórias e excludentes presentes no território nacional e que compõem os diversos grupos sociais.
Sabemos que existem culturas diferentes, e que elas manifestam-se diariamente através das mais diversas formas.
Os seres humanos, embora façam parte da mesma natureza humana, estão divididos em diversas categorias: homens, mulheres, ricos, pobres, índios, alemães, negros, judeus, orientais, árabes etc.
As diversas culturas, sempre em processo de mudança, diferenciam os seres humanos pela riqueza de seus valores, símbolos e regras. E isso tudo aparece e é transmitido no agir cotidiano.
A cidadania pressupõe respeito à diferença, à pluralidade. Ao se exercer a cidadania, acentuam-se as diferenças, não porque se é a favor da desigualdade, mas porque se respeita a diversidade entre os indivíduos.
O Brasil é uma sociedade plural: além das diferentes etnias que formam o povo brasileiro, há ainda imigrantes de diferentes países e as migrações internas, o que coloca em contato uma variedade enorme de características culturais.

HOMENAGEM DOS PEQUENOS PARA OS PAIS

9 de agosto de 2011

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS

Neste sábado (06/08/2011) aconteceu a segunda Reunião de Responsáveis prevista no calendário escolar. Trata-se de uma nova política de ação em todas as instituições educacionais de nossa rede.
A Escola de Pais é um programa criado especialmente para os responsáveis por crianças matriculadas em nossas instituições. Para os beneficiários do Cartão Família Carioca, é uma das condições determinadas para o recebimento do benefício.
Durante a reunião coversamos sobre o projeto “Minha Primeira Biblioteca” que a partir do mês de agosto, cada criança da Educação Infantil receberá dois livros de literatura para compor o seu acervo pessoal com o objetivo de ser o início de uma longa trajetória de formação de leitores.
Falamos também sobre o programa da SME, através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos “Sou pai, sou aluno” que visa ampliar a possibilidade de acesso das famílias à educação escolar.
Este momento aconteceu de forma enriquecedora onde pudemos discutir temas importantes para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
Agradecemos a participação de todos.