26 de abril de 2011

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

Com objetivo de trabalharmos Solidariedade, Amor, Fraternidade dentro do Projeto da nossa escola “Construindo um mundo melhor”. desenvolvemos com os nossos pequenos o tema “Páscoa Solidária”, com um dia especial para todos.
Repartimos chocolates comos amigos de turma.
Tivemos uma visita inesperada do coelhinho, que em secreto pegou nossas guloseimas na sala e escondeu. Deixando algumas pistas para que pudéssemos procurar pela escola até acharmos.
Foi muito divertido!!!

























 

19 DE ABRIL "DIA DO ÍNDIO"

Em 1940, realizou-se no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Durante o evento, os participantes escolheram 19 de abril como o Dia do Índio. Três anos depois, a data foi oficializada no Brasil.
Existem mais de 220 nações indígenas no país. Elas têm seu idioma, seu jeito de ver o mundo e de fazer festas. Algumas vivem isoladas, outras em grandes cidades e muitas lutam para preservar suas terras e suas tradições. A maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Xingu, região da Amazônia,
abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil.


Em nossa escola falamos sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 







8 de abril de 2011

A FAMÍLIA DA EI 25




"Dando prosseguimento à proposta pedagógica "Construindo um Mundo Melhor", de nossa EDI e desenvolvendo no 1º período o tema "Eu, minha família e o outro", trabalhamos em grupo a Família do EI 25, com o objetivo de focar a ideia  da coletividade, do respeito e do amor ao próximo. Resolvemos agrupar em um único registro todas as famílias, aproveitando para ressaltar a importância das mesmas na construção da vida das nossas crianças e do bom desenvolvimento do nosso trabalho.  
Antes da construção do registro, abordamos o tema "Eu sou diferente de você", focando as diferenças físicas de cada uma.
Assistimos ao vídeo "Cachinho dourado e os três ursos", trabalhando os membros de cada família e o papel que cada um desempenha e aproveitando para fixar as quantidades.
 Montamos o registro utilizando palitos de picolé, cartolina e técnica de pintura e decalque dos dedinhos (o qual  representava os membros de cada família) enriquecendo com desenho. 
  O grupo mostrou-se envolvido e interessado durante as atividades enriquecendo o conteúdo trabalhado com histórias  e acontecimentos do seu dia a dia.


Professora Regente 
                                                                                                                                              Luciara

7 de abril de 2011

METAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao final da Educação Infantil, espera-se que as crianças: 
  • Falem de forma clara e adequada, usando a língua com desenvoltura e espontaneidade:
  • Expressem suas opiniões e ideias em pequenos e grandes grupos;
  • Saibam se expressar linguística e artisticamente, demonstrando seu pensamento, intenções e interesses;
  • Compreendam as instruções dadas por seus pares e adultos;
  • Executem as instruções dadas em situações espontâneas e formais por seus pares e adultos se assim o desejarem ou sempre que julguem necessário;
  • Consultem livros, revistas e outros materiais impressos, demonstrando interação com a linguagem escrita;
  • Identifiquem e discriminem o uso da linguagem em determinados gêneros texuais, como: histórias de faz de conta, jornal, poesia, bilhete, etc.
  • Consigam manipular lápis, canetas, pincéis, para escrever, desenhar, pintar e usar os dedos para modelar e criar;
  • Saibam fazer registros simples por escrito, com ou sem ajuda;
  • Reconheçam a função social da linguagem escrita;
  • Saibam participar ativamente de atividades em pequenos e grandes grupos, praticando diferentes formas de registro como contribuição para os planos coletivos;
  • Utilizem informação adquirida para explorar e compreender novas situações;
  • Saibam contar casos e/ou histórias e recontá-las depois de ouvir alguém contar ou em outra situação;
  • Sugiram alternativas para resolução de problemas;
  • Criem sugestões para novas atividades, jogos e brincadeiras;
  • Finalizem as atividades antes de engajarem em outras;
  • Sintuem-se dentro de seus contextos, reconhecendo-os como tais (lar, escola, bairro, cidade);
  • Reconheçam fenômenos naturais, com postura investigativa, elaborando hipóteses e perguntas sobre aspectos relativos à sua observação da natureza e/ou acontecimentos sociais;
  • Reconheçam números, quantidades, formas, categorias de objetos e suas características, relacionando-os com a vida cotidiana;
  • Reconheçam a função social dos números e sua importância; Incluam e apliquem conhecimentos matemáticos simples às situações problema, perceptíveis tanto em atividades espontâneas quanto naquelas propostas com fins de aprendizagem de determinada habilidade;
  • Reconheçam a si e a seus pares e adultos (na família, escola, etc);
  • Encontrem inserção nos grupos aos quais pertencem, identificando a sua contribuição e a dos outros;
  • Situem no tempo e espaço um determinado objeto ou acontecimento;
  • Reconheçam os valores de convivência relacionando-os com as situações vividas;
  • Reconheçam seus sentimentos e os dos outros, sendo capazes de falar sobre eles;
  • Demonstrem interesse em ajudar os outros e peçam ajuda quando sentirem necessidade;
  • Sintam-se confiantes para se movimentar dentro de seus espaços, em diferentes momentos e com as pessoas que integram o ambiente;
  • Saibam cuidar de si e de seus pertences;
  • Possuam conhecimento do seu corpo, no que diz respeito aos seus movimentos (lento e rápido), controle e possibilidades, identificando suas partes e possíveis funções;
  • Cuidem de seu corpo físico, demonstrando confiança e segurança ao expandir o movimento.