30 de março de 2011

CONHECENDO O CORPO

 Os pequenos do Maternal e do Berçário neste 1º período desenvolveram várias atividades com o objetivo de trabalhar o Corpo.
Experimentaram através da música diferentes e divertidos movimentos que podemos fazer com o corpo, utilizando diferentes objetos e acessórios durante a dramatização.
O maternal ao trabalhar a expressão facial brincou com o espelho fazendo diferentes e divertidas caretas. Logo após desenharam o seu rostinho no espelho com o dedinho e tinta, finalizando a atividade com a impressão do desenho no papel. Em grupo fizeram colagem do rosto de um boneco com recorte de revista.
O berçário aproveitou para dar ênfase a higiene no dia Internacional da água dramatizando situações do dia a dia dando banho nos bonecos e brinquedos, aproveitando para brincar de “afunda ou não afunda” e estourar bolinha de sabão.

Coordenadora,
   Adriana Lima







       

29 de março de 2011

A PÁSCOA ESTÁ CHEGANDO...

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS

                   A vela
Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da velano centro da mesa no almoço de Páscoa.as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam.

Os sinos
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.
O cordeirinho
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
Os ovos 
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
O Coelho
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.
Trigo e Uva
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas
de pães e jarras de vinho.
O peixe
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
O Girassol
O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estarviradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.





HISTÓRIA DE CARNAVAL


As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e, à medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas.
Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.


10 de março de 2011

DIA DA ESCOLA (15 de Março)

Escola é,

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

                                                                                                 Paulo Freire

É CARNAVAL!


O feriado de Carnaval é considerado o feriado mais comemorado em todo o mundo.
No feriado do carnaval, as pessoas vêem de uma forma de se divertir de alguma maneira e sentirem felizes, claro que existem pessoas que não gostam muito de carnaval, porém a maioria não perde a oportunidade de comemorar esse feriado maravilhoso!

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONALDA MULHER!




Mulher,
Com seu jeito especial de ser,
você é exemplo de amor, perseverança,
coragem, determinação e inteligência.
Parabéns pelo seu dia!