24 de fevereiro de 2011

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

 

Dicas aos Pais
Auxiliando a adaptação das crianças à escola...
♥ Os pais não devem demonstrar sua ansiedade ao filho e, sim, tratar com naturalidade o primeiro contato com a escola.
♥ Converse bastante com a criança, explicando-lhe o que vai ocorrer com ela, sem ocultar dados ou inventar histórias.
♥ Não crie grandes expectativas na criança quanto ao universo escolar. Dê a ela autonomia e liberdade necessárias para descobrir o que a escola pode lhe oferecer.
♥ Leve a criança à escola antes do começo do ano letivo. Esta iniciativa faz com que ela comece a se familiarizar com o ambiente escolar.
♥ Ao deixar seu filho, na porta da escola, não use “artifícios” para distraí-lo e poder ir embora. Mesmo que “abra um berreiro”, é melhor que veja você indo embora, do que pense que você sumiu de repente.
♥ É fundamental que os pais não se atrasem para buscar os filhos, para que eles não tenham a terrível sensação de que não voltarão para casa. Os filhos sentem-se mais seguros ao ver os pais à porta da escola.
♥ No período de adaptação escolar da criança, não deixe de levá-la à escola.
♥ Não mude hábitos da criança durante o período de adaptação, tais como tirar suas fraldas ou a chupeta, por exemplo.

Fonte: Jornal Educar
Adriana Lima


15 de fevereiro de 2011

O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Muitas crianças que iniciam a Educação Infantil vivem pela primeira vez a experiência de estar por algumas horas longe da família e da proteção que a própria casa representa. Por isso, é importante que nos primeiros quinze dias de aula a garotada receba atenção especial para facilitar a adaptação. Nessa hora, vale tudo: promover brincadeiras para entrosar os colegas, fazer um passeio pelas dependências do colégio, mostrar as salas de aula, o parquinho, o banheiro. "Toda a rotina deve ser voltada para conhecer a criança e promover sua socialização",

Adriana Lima

10 de fevereiro de 2011

Escola de qualidade

Trata-se de aspectos intra e extra-escolares que podem ajudar a definir o grau de eficiência da escola, denominados indicadores de qualidade da escola.
Acredito que não existe uma única receita, mas podemos reconhecer alguns indicadores no trabalho da escola, que podem ser tomados como referência para a caracterização do grande desafio de coordenação de esforços em busca de uma educação de qualidade.

1 - O cuidado pelo espaço educativo.
A escola promove a cooperação, o respeito e a alegria no dia a dia escolar. Suas regras de convivência são claras e sustentam um processo disciplinado de estudo e trabalho;
2 - Foco na prática pedagógica.
O objetivo principal é fazer com que os alunos aprendam bem e sempre,  usando o erro como fonte de aprendizagem,  promovendo o desenvolvimento das potencialidades de cada um .
3 - Monitoramento.
A escola usa a avaliação como ferramenta no progresso dos alunos, na atuação de seus profissionais,  melhoria de seu projeto político pedagógico.
4 - Condições de trabalho.
Espaços educativos organizados, flexíveis com recursos e materiais didáticos adequados às necessidades do ensino.

Adriana Lima